Pensando em comprar um Cooktop

PENSANDO EM COMPRAR UM COOKTOP?

Imagem
  créditos de imagem: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/panela-de-aco-inoxidavel-no-fogao-a-gas-branco-HWxCA3UfO5M PENSANDO EM COMPRAR UM COOKTOP? Cooktop a Gás vs. Cooktop de Indução: Qual a Melhor Escolha? Na hora de montar ou reformar a cozinha, a escolha do cooktop ideal pode gerar dúvidas. Entre os modelos disponíveis, os cooktops a gás e de indução se destacam por suas características distintas. Ambos possuem vantagens e desvantagens que devem ser analisadas conforme o perfil do usuário e o tamanho da família. Além disso, há comparações a serem feitas com o tradicional fogão a gás. Funcionamento Cooktop a Gás : Funciona com o uso de botijão de gás ou gás encanado. A chama aquece diretamente as panelas, semelhante ao funcionamento dos fogões convencionais. Cooktop de Indução : Utiliza um campo eletromagnético para aquecer as panelas diretamente, sem geração de calor no próprio cooktop. Requer panelas com fundo ferroso para funcionar. Vantagens e Desvantagens Cooktop ...

ALASDAIR MACINTYRE E O RETORNO ÀS VIRTUDES

 


créditos de imagem: imagem gerada por IA




Alasdair MacIntyre: O Filósofo que Propôs um Caminho de Volta às Virtudes

Com a morte de Alasdair MacIntyre, o mundo perde um dos pensadores mais ousados e influentes da filosofia moral do século XX. Mas sua obra, especialmente o livro Depois da Virtude, continua mais atual do que nunca. Em um tempo de debates acalorados e pouca escuta, MacIntyre nos convida a fazer uma pausa, olhar para trás — e resgatar algo essencial: a ideia de que a moral só faz sentido dentro de tradições vivas e comunidades reais.


Um Diagnóstico Incômodo

MacIntyre começa seu livro com uma provocação: imagine uma civilização que perdeu todo o conhecimento da ciência, restando apenas pedaços soltos — fórmulas sem sentido, termos técnicos sem contexto. Ele diz que é exatamente assim que estamos hoje em relação à moral. Falamos de justiça, direitos, deveres… mas perdemos o fio da meada. Usamos palavras que herdamos, mas esquecemos o que as sustentava.


Nietzsche Estava Certo? Até Certo Ponto

Ele reconhece que Nietzsche percebeu isso antes de muitos. O filósofo alemão viu que os valores morais tradicionais estavam ruindo e propôs uma nova moral baseada na vontade de poder, onde o “além-do-homem” (Übermensch) criaria seus próprios valores. MacIntyre, porém, discorda da saída. Para ele, Nietzsche entendeu o problema, mas sua solução — romper com tudo e começar do zero — nos joga num abismo ainda maior: o niilismo, ou seja, a perda total de sentido.


A Alternativa: Práticas, Comunidades e Virtudes

É aqui que Depois da Virtude se torna uma obra revolucionária. Em vez de aceitar o impasse moderno ou aderir ao niilismo, MacIntyre propõe o retorno à ética das virtudes, tal como concebida por Aristóteles. Para ele, os seres humanos só podem ser compreendidos adequadamente dentro das “práticas” — atividades sociais cooperativas dotadas de regras internas e objetivos próprios — que moldam seu caráter moral.

A proposta de MacIntyre é resgatar a ética das virtudes, especialmente como ensinada por Aristóteles. Para ele, não podemos falar de moral sem falar de pessoas inseridas em histórias, comunidades e práticas concretas. Virtudes como coragem, honestidade, justiça ou generosidade só fazem sentido se estiverem ligadas a modos de vida reais — como ser um bom médico, um bom professor, um bom cidadão.

Além disso, ele nos lembra que todos vivemos dentro de uma narrativa — nossa vida tem começo, meio e fim, e ela só faz sentido quando entendemos para onde estamos indo. Por isso, ele resgata a ideia de “telos”, o propósito da vida humana. Sem esse horizonte comum, nossos debates morais se tornam gritos no vazio.


O Problema do Liberalismo

MacIntyre também critica com firmeza o liberalismo moderno, que tenta construir uma sociedade neutra, onde cada um escolhe sua própria visão de bem. Para ele, essa pretensão de neutralidade moral é falsa e perigosa. Nenhuma decisão está realmente “acima das tradições”. Ao negar isso, o liberalismo nos desliga das comunidades morais que dão forma e sentido às nossas escolhas — e nos deixa vulneráveis ao relativismo e à desorientação.


O Que Fica de Seu Legado?

O pensamento de Alasdair MacIntyre atravessa disciplinas: da filosofia política à teologia, da ética à educação. Sua conversão posterior ao catolicismo romano também influenciou sua busca por uma tradição moral coerente e encarnada. Muitos veem nele uma figura “aristotélico-tomista” no século XX, que ousou criticar tanto o liberalismo quanto o niilismo, e o fez sem nostalgia, mas com realismo e profundidade.

Em um mundo cada vez mais atomizado e moralmente fragmentado, MacIntyre nos deixa uma advertência — e uma esperança: não é possível uma ética sem telos, sem propósito, sem tradição. 


créditos de imagem: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/uma-placa-com-um-par-de-pessoas-sobre-ele-0kbNh7XrJ7Q


MacIntyre não oferece respostas fáceis, nem fórmulas prontas. Mas seu diagnóstico e sua proposta ecoam de maneira poderosa no nosso tempo: vivemos uma crise moral porque perdemos o enraizamento. Precisamos de práticas reais, comunidades vivas e uma história comum. Em vez de inventar tudo do zero, talvez devamos reaprender com quem veio antes.

No fim de Depois da Virtude, ele lança uma pergunta provocadora: “Aristóteles ou Nietzsche?” Ou seja: reconstruímos com base nas virtudes e tradições? Ou seguimos num caminho de ruptura e vazio? O bem e mau existem e devemos pensar nossas escolhas com responsabilidades. Essa talvez seja uma das grandes questões do nosso tempo.


Gostou deste artigo? Curta e Compartilhe com seus amigos e familiares para que mais pessoas conheçam este Blog!

Além disso, se você aprecia o conteúdo do nosso blog e deseja apoiar nosso trabalho, considere contribuir com uma doação via PIX. (paulosilvano.juridico@gmail.com) Sua contribuição ajuda a manter o blog funcionando e a trazer mais conteúdos relevantes para você! Qualquer valor é muito bem-vindo! 😃

Agradecemos seu apoio e nos vemos no próximo artigo!

 

By, Paulo Silvano (kernel text)

Advogado, pós graduado em Direito Previdenciário e extensão em Direito Marítimo e Portuário

Powered by IA


Referências bibliográficas

  • MacINTYRE, Alasdair. Depois da Virtude. Rio de Janeiro: Record, 2001.

  • NIETZSCHE, Friedrich. Além do Bem e do Mal. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

  • ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1973.



Comentários

outras postagens

A ERA DA BESTA DIGITAL

ENCONTRO ENTRE TRUMP E PUTIN | FERRO E BARRO DOS PÉS DA ESTATUA ?

BATALHAS INVISIVEIS | Parte II

BATALHAS INVISÍVEIS | CONFLITOS DA HISTÓRIA HUMANA

THE RISE OF THE ANTICHRIST

DESEJOS DA MENTE | O ciclo da imitação