Following the recent terror attacks in France, more French Jews than ever before are planning on emigrating to Israel. Life there is expensive and far from perfect, but anti-Semitism in Europe, say many, is becoming intolerable.
El Al Flight 324 landed a full three hours ago, but Lucie Podemski is still waiting for her father to emerge. She is sitting in a café in the Tel Aviv airport along with a balloon she brought along for the occasion. "Welcome," it says. Suddenly, she receives ....READ MORE
http://www.spiegel.de/international/world/jewish-immigration-to-israel-from-france-rising-after-attacks-a-1015014.html
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
sexta-feira, 23 de janeiro de 2015
FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO / EXPORT FLOW CHART
FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO / EXPORT FLOW CHART
Para aqueles que operam com comercio exterior, tais como Exportadores, Importadores, Agentes de cargas, NVOCC, Operadores Portuários, Trabalhadores portuarios avulsos, Despachantes e outros intervenientes no processo de despacho aduaneiro. O diagrama abaixo, mostra um perfil das operações de exportação, tendo como exemplo uma exportação hipotética de sacas de cafe em containers na modalidade venda "FOB".
Importante ressaltar que nesta modalidade, a entrega da mercadoria corre por conta e risco do exportador até transpor a amura do navio no porto de embarque designado. Embora não pague o frete nem o seguro maritimo, existem outras despesas que o exportador terá que arcar, tais como: custo com o transporte interno, ovação da mercadoria e transporte até o porto de embarque, pagamento ao despachante para proceder com o despacho junto à Alfândega, tarifa do Siscomex, possíveis custos de capatazia, caso o despacho da mercadoria caia em canal vermelho da Alfândega, e precise fazer remoção das unidades dentro do porto(capatazia).
No caso de cargas gerais ou a granel (break bulk). Além dos custos descritos acima, exceto a ovação, também vai incidir o custo com vistoriadores (surveyors) para resguardar a boa condição e armazenagem das cargas em relatório de vistorias, evitando assim futuros "claims" pelo importador, no evento de aparecimento de danos à carga durante a viagem ou durante o processo de estivagem. No que concerne ao despacho aduaneiro para carga geral ou a granel, Se não for possível determinar a quantidade previamente ao embarque, poderá ser utilizado o regime de despacho antecipado conforme regulado pela Instrução normativa da receita Federal -IN/SRF 52/1994 em seu art. 52 parágrafo único (alterada pela IN-SRF 510/2005) possibilitando o uso da declaração de despacho "DE" a posteriori.
Dados sobre o autor:
Para aqueles que operam com comercio exterior, tais como Exportadores, Importadores, Agentes de cargas, NVOCC, Operadores Portuários, Trabalhadores portuarios avulsos, Despachantes e outros intervenientes no processo de despacho aduaneiro. O diagrama abaixo, mostra um perfil das operações de exportação, tendo como exemplo uma exportação hipotética de sacas de cafe em containers na modalidade venda "FOB".
Importante ressaltar que nesta modalidade, a entrega da mercadoria corre por conta e risco do exportador até transpor a amura do navio no porto de embarque designado. Embora não pague o frete nem o seguro maritimo, existem outras despesas que o exportador terá que arcar, tais como: custo com o transporte interno, ovação da mercadoria e transporte até o porto de embarque, pagamento ao despachante para proceder com o despacho junto à Alfândega, tarifa do Siscomex, possíveis custos de capatazia, caso o despacho da mercadoria caia em canal vermelho da Alfândega, e precise fazer remoção das unidades dentro do porto(capatazia).
No caso de cargas gerais ou a granel (break bulk). Além dos custos descritos acima, exceto a ovação, também vai incidir o custo com vistoriadores (surveyors) para resguardar a boa condição e armazenagem das cargas em relatório de vistorias, evitando assim futuros "claims" pelo importador, no evento de aparecimento de danos à carga durante a viagem ou durante o processo de estivagem. No que concerne ao despacho aduaneiro para carga geral ou a granel, Se não for possível determinar a quantidade previamente ao embarque, poderá ser utilizado o regime de despacho antecipado conforme regulado pela Instrução normativa da receita Federal -IN/SRF 52/1994 em seu art. 52 parágrafo único (alterada pela IN-SRF 510/2005) possibilitando o uso da declaração de despacho "DE" a posteriori.
Dados sobre o autor:
Paulo
S.Silvano Oliveira
Advogado
Extensão em
Direito marítimo (transporte marítimo, oil & gás, avarias, etc)
“Expertise”
em portos – tendo atuado por 10 anos em portos da VALE.
Empresas de
reparos navais e Agencias marítimas.
Linkedin: BR.linkedin.com/in/paulosilvano
sexta-feira, 16 de janeiro de 2015
O TRANSPORTE MARITIMO DE MERCADORIAS / SEABORNE TRANSPORT LIABILITIES
O TRANSPORTE MARITIMO DE MERCADORIAS
O transporte marítimo
internacional de cargas, hoje, responde por aproximadamente 93% do comércio
mundial. É consenso geral que as vias marítimas, fluviais ou lacustres
representam em custo benefício de forma mais otimizado em relação à quantidade
e volume de mercadoria transportada. No Brasil, apesar da imensa costa e do
grande complexo portuário, como destaque a figura do porto organizado (antiga
denominação de porto público, com o advento da lei 8.630/93, posteriormente revogada
pela lei 12.815 de 2013) que regulamentou
a figura do porto organizado, operador portuário, Ogmo dentre outras
providencias, o modal mais utilizado ainda é o rodoviário, apesar do
auto custo do frete e das precárias estradas brasileiras.
No passado, o transporte
marítimo era considerado uma aventura, devido a insuficiência de instrumentos
de navegação e cartas náuticas, tendo de contar com pilotos experientes para se
guiarem pelas estrelas e outros astros. Os primeiros navegadores que se
destacaram no passado foram os povos Fenícios, que eram excelentes
comerciantes, pois estudavam com afinco as necessidades de seus clientes para
fornecer-lhes exatamente aquilo que precisavam neste período, foi criado a “Lex
Mercatoria”. Estes povos dominavam o mediterrâneo, sendo depois suplantados
pelos Gregos. Mais tarde com o advento das grandes navegações e descobertas,
destacaram-se os Portugueses, Espanhóis e Holandeses, criando novas rotas
marítimas, descobrindo novos povos e mercadorias.
Hoje em dia a expedição
marítima não é mais considerada como aventura, dado o grande aparato
tecnológico utilizado nos navios, inclusive contando com boletins metereológicos
fornecido via satélite. Não obstante, as avarias e danos ainda ocorrem às
mercadorias, causando arrepios aos contratantes do frete marítimo (exportador
ou importador). Citando Eliane M.Octaviano Martins, curso de direito marítimo,
vol. II, pg. 247 “entende-se por contrato de transporte marítimo internacional
de mercadoria aquele pelo qual uma empresa transportadora (Carrier) se obriga
mediante remuneração (frete) a transportar por mar, de um porto de origem ao
porto de destino, certa quantidade de mercadoria”.
O tipo mais comum que
evidencia um contrato de transporte é o conhecimento de embarque, mais
conhecido como Bill of Lading ou BL. Em regra, é um contrato de adesão, pois as
cláusulas já vêm estipuladas, bastando tão somente aderi-las. É regulado
internacionalmente pela convenção de Bruxelas ou regras de Haia de 1924. No
Brasil os dispositivos legais que regulam este documento estão inseridos em
nosso código comercial (datado de 1850) e especialmente, no Decreto 19.473 de
1930 e posteriormente alterado pela lei 9.537 e 9.538 de 1997 que trata dos
conhecimentos de transportes de mercadorias, segurança do tráfego aquaviário e
Tribunal Marítimo.
No que concerne a
responsabilidade do Transportador Marítimo, nos remetemos ao art. 749 do código
civil/2002 que fala sobre os cuidados e diligências no transporte de coisas e
no dever de entregá-las em bom estado no prazo estipulado. Quando isto não
acontece, nasce a obrigação de indenizar. Não é raro, alguém comprar uma
mercadoria no exterior, com prazo de entrega estimado em 30 dias e recebê-la depois
de decorridos 40 dias e ainda com avarias ( mercadoria em falta ou danificadas)
Neste caso, a quem recorrer de quem será a responsabilidade no campo jurídico
para que possa suportar os custos de uma possível indenização. Se do operador
portuário, do Transportador marítimo, do depositário, que não teve a diligência
de verificar quando de sua descarga.
Estes assuntos precisam ser levados em conta,
quando se deseja realizar um processo de exportação ou importação O
conhecimento dos INCOTERMS (termos que delimitam as responsabilidades entre
exportador e importador ou vice-versa). Deve-se ficar patente que a exportação
representa segura alternativa para a diluição de riscos entre diferentes
mercados, contribuindo para que planejamentos realizados por empresas
exportadoras se desenvolvam sem sobressaltos. Sempre levando em consideração
que o processo de exportação ou importação, não é um tapa buracos, mas um
planejamento de médio e longo prazo, para adquirir competitividade no exigente
mercado internacional, conquistar e manter clientes.
Dados sobre
o autor:
Paulo
S.Silvano Oliveira
Advogado
–
Extensão
em Direito marítimo (transporte marítimo, oil & gás, avarias, etc)
“Expertise”
em portos – tendo atuado por 10 anos em portos da VALE.
Linkedin: BR.linkedin.com/in/paulosilvano
terça-feira, 13 de janeiro de 2015
BILLIONS TO BUST - A good book for reflection
Billions to Bust—and Back: How I Made, Lost And Rebuilt a Fortune, And What I Learned on the Way. By Thor Bjorgolfsson with Andrew Cave. Profile Books; 244 pages; $29.95 and £20. Buy fromAmazon.com; Amazon.co.uk
IN MARCH 2007 Thor Bjorgolfsson celebrated his 40th birthday. He flew 120 friends to Jamaica on a Boeing 767 with business-class seating only. James Bond (really Sean Connery) delivered a video greeting. Jamiroquai, 50 Cent and Bob Marley’s son, Ziggy,..READ MORE, BELOW
terça-feira, 30 de dezembro de 2014
ATHENS, AN UNFORGETABLE CITY
ATHENS, AN UNFORGETABLE CITY
The trip was a bit unusual,
because one of his colleagues did not show up on time for boarding and the
plane doors were already close by, when suddenly appear the other partner;
leather jacket, neatly combed hair and a yellow smile, said: yeah .... Traffic
was complicated. That said, sat down and started talking to the stewardess
about the hand luggage.
Galeao Airport to Frankfurt
and then Athens, old airport Ellinikon. We took a taxi and luckily was a driver
who had worked embarked on flag Greek ships and knew well the addresses of the shipowners,
who would visit in Athens and Piraeus. We come to call him "Sailor",
very communicative, was soon talking about the best restaurants, hotels, easier
attractions to visit. He drove the taxi by the coastal avenue towards Athens, Piraeus, as
it was mid-September, the summer was coming to an end, despite this, was quite
hot, crowded beaches and a splendid blue sky .
We arrived at the hotel,
rested a bit and went out to dinner, following Avenue Iron Politechniou we took
a cross to Akti Moutsopoulos Avenue, near the various marinas. It is a pleasant
boulevard with marinas on one side and the other a dazzling trade, with many
shops, malls, mcdonalds, bars and restaurants. Young people, always cheerful
talking sitting in cafes, women, well dressed to the nines chose clothes, bags
and many ephemeral articles, peculiar to female use.
The next morning day,
Sailor, was already waiting on for the first visit of the day. As a
psychological issue and not logistics, we decided to make first visits to
shipowners located in Piraeus, the city where is the hotel that we were
staying. If things did not turn out as planned, we had time to return to base
to change plans. Sailor drove and showed the historical sites explaining each.
Would not let the cold coffee cup kept on the dashboard, a kind of "coffee
shake" local custom, he said, to get always connected.
We visited two offices of
shipowners on this first morning, the first visit, it was not very productive,
as we were dazzled with ancient buildings contrasting with the modern part of
the town and little bit confused with the local summer time zone (+5)
hours, in relation to Brazil. In the
following days, the meeting became more routine and productive, we had already acquired
the technique and learning regarding to the local business culture. We went for
lunch and as we talked, we noticed that someone was watching us. With surprise,
was a Brazilian who worked as a "surveyor" expert naval survey for a
major world classification society.
We talk about the
hospitality of the Greek people, the city of Athens with all its historical and
cultural relevances, describes some of Brazil and when he confided to us that in
certain Brazilian port, a vessel that had been held back for condition survey,
and needed urgently to carry out some structural repairs. We asked the sipowner´s
name, He replied that for ethical reasons could not provide us, therefore, we insist and agreed only to mention the name of the ship.
Next day we called the owner of that ship and got to schedule a meeting.
We inform to Sailor the
address, saying he had to be fast
because it was a very important visit. The man then turned the taxi into a
fireball in the streets of Athens. Thank God, we come full to the site. The
whole building belonged to the shipowner company, was an imposing company with
a large fleet of ships. The impressive reception, wide, with four attendants
dressed in company uniforms, always solicitous and smiling. After we walk a
long corridor, we entered the immense room director, with a very white skin
rug, sinking our feet to be walked on. We talked at length about the service
and repair Schedule, finally, He agreed
that we send a cost spreadsheet, for the first leg services.
Leaving glyfada in Athens,
returned to Piraeus, quite pleased by the course of business, we take the Av.
Posidonos, the seaside, when the driver decided to spend the marina Flysvou to
celebrate the success of the meeting. We ate some seafood, greek salad, juice
and took a taxi to return.
(the author enjoying a late afternoon in Athens under the mediterranean
Sun)
Along the way, we were
surprised by another feature, taxi drivers in Athens and Piraeus, usually take
separate passengers in the same vehicle, provided they agree with each other.
At the event, Sailor, stopped at a young lady nodded, he asked if we could take
her, half surprised, agreed. Payment of the race is equivalent to kilometers
traveled.
The works was about finishing, we
take the a free weekend to visit the Acropolis, we bought a tour package
provided by the hotel. Arriving at the headquarters of the tour company, we
were introduced to a pleasant atmosphere which reproduced an ancient Greek
village. There were settlers in native dress, food, folk dances, such as the
traditional dance of breaking plate (Greek Sirtaki) immortalized in the
excellent film Zorba the Greek and the odd and masterful performance of Antony
Quinn in the role of Zorba.
Elapsed presentations, we
got up to the Acropolis, a rocky hill with colossal buildings, such as the
Parthenon with its majestic columns, despite the times, gives us a view of the
splendor and opulence they lived in the so-called "mythological gods"
when contemplating the entire city landscape, through the plateau of this hill
that rises about 150 meters above sea level.
To be continued on the next
post
Author´s full details:
Paulo
Oliveira S.Silvano
lawyer
-
Extension
in maritime law (shipping, oil & gas, loss and averages, etc.)
"Expertise"
in ports - having worked for 10 years in VALE ports.
Maritime
repairs and Agency.
email:
paulosilvano.juridico@gmail.com
Linkedin:
BR.linkedin.com/in/paulosilvano
http://paulosilvano.blogspot.com.br
segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
ATENAS, UMA CIDADE INESQUECÍVEL
source photo(google.com)
A
viagem foi um pouco inusitada, pois um dos colegas não apareceu a tempo para o embarque e as portas do avião
já estavam por se fechar, quando de repente, aparece o outro sócio; jaqueta de
couro, cabelos bem penteados e um sorriso amarelo nos lábios, comentou: pois
é.... O trânsito estava complicado. Dito isto, sentou-se e começou a conversar
com a aeromoça a respeito da bagagem de mão.
Do
aeroporto do Galeão a Frankfurt e por fim Atenas, antigo aeroporto Ellinikon.
Pegamos um taxi e por sorte era um motorista que havia trabalhado embarcado em
navios de bandeira grega e conhecia muito bem os endereços dos principais armadores, que
iríamos visitar em Atenas e Piraeus. Passamos
a chama-lo de “Sailor”, bastante comunicativo, foi logo falando sobre os
melhores restaurantes, hotéis, pontos turísticos mais fáceis de visitar. Passou
pela avenida litorânea no sentido Atenas, Piraeus. Como era meados de Setembro,
o verão estava chegando ao fim, apesar disto, fazia bastante calor, praias lotadas
e um céu azul esplendoroso.
Chegamos
ao hotel, descansamos um pouco e saímos para jantar, seguindo Avenida. Iron
Politechniou, pegamos uma transversal até a avenida. Akti Moutsopoulos, próximo as
várias marinas. È uma avenida agradável com as marinas de um lado e de outro um
comércio esfuziante, com muitas lojas, shoppings, mcdonalds, bares e
restaurantes. Os jovens, sempre alegres conversavam sentado nos cafés, as
mulheres, muito bem vestidas escolhiam com esmero roupas, bolsas e artigos
efêmeros diversos, peculiar ao gosto feminino.
Manhã
do dia seguinte, Sailor, já nos esperava para a primeira visita do dia. Por uma
questão psicológica e não de logística,
decidimos realizar as primeiras visitas aos armadores situados em Piraeus,
cidade em que fica o hotel que estávamos hospedados. Se as coisas não saíssem
conforme planejadas, teríamos tempo de retornar a base para alterar os planos.
Sailor dirigia e mostrava os locais históricos explicando cada um deles. Não
largava o copo de café gelado que conservava no painel do carro, uma espécie de
“coffee shake” costume local, segundo ele, para se manter aceso.
Visitamos
dois escritórios de armadores nesta primeira manhã, a primeira visita, não foi
muito produtiva, estávamos meio travado e inebriado com o local e fuso horário,
(+5) horas, contando com horário de verão em relação ao Brasil. Nos dias
seguintes, as visitas foram ficando mais rotineiras e produtivas, já tínhamos
dominado a técnica e aprendido um pouco a cultura de negócios local. Fomos para
o almoço e enquanto conversávamos, notamos que alguém estava nos observando.
Com grata surpresa, era um Brasileiro que trabalhava como “surveyor”
especialista em vistoria naval para uma importante sociedade classificadora.
Falamos
sobre a hospitalidade do povo Grego, a cidade de Atenas com toda sua importância
histórica e cultural, as diversas ilhas, discorremos sobre o Brasil e foi quando nos confidenciou
que havia no Brasil um navio que tinha sido reprovado na vistoria de condição, e
precisava empreender reparos estruturais. Perguntamos pelo nome do armador,
respondeu que por questões éticas não poderia nos fornecer, insistimos e
concordou somente em mencionar o nome do navio. Dia seguinte, ligamos para o
armador do navio mencionado e agendamos uma reunião.
Mostramos
ao Sailor o endereço, falando que tinha que ser rápido pois, era uma visita
muito importante com horário muito apertado. O sujeito então se transformou, o taxi virou um bólido nas
ruas de Atenas. Graças a Deus, chegamos inteiro ao local. Todo o prédio
pertencia à empresa armadora, era uma empresa imponente com uma grande frota de
navios. A recepção impressionava, ampla, com quatro atendentes bem vestidas com
uniformes da empresa, sempre solicitas e sorridentes. Após percorrermos um longo
corredor, chegamos á imensa sala do diretor, com um tapete branquíssimo de
pele, que afundava os pés ao ser pisado. Conversamos detidamente sobre os serviços
e cronograma de reparos, por fim, concordou em que enviássemos uma planilha de
custo, para a primeira fase.
Saindo
de Glifada em Atenas, retornamos para Piraeus, bastante satisfeitos pelo andamento
dos negócios, pegamos a Avenida. Posidonos, a
beira mar, quando o motorista resolveu passar pela marina Flysvou para
comemorarmos o sucesso da reunião. Comemos uns petiscos do mar, tomamos um suco e
retornamos ao taxi.
(o
autor em Atenas, aproveitando fim de tarde, com o brilho do sol sobre o
mediterrâneo)
No
meio do caminho, fomos surpreendido por
outra particularidade, os taxistas em Atenas e Piraeus, costumam levar
passageiros distintos no mesmo veículo, desde que concordem entre si. No
evento, Sailor, parou à uma jovem Senhora que acenou, ele nos perguntou se poderia leva-la, meio
surpresos, concordamos. O pagamento da corrida é equivalente ao quilometro
percorrido. No Brasil, isto seria inviável.
Estávamos
por completar a estadia, aproveitamos o final de semana livre para visitar a
Acrópole, aderimos a um pacote turístico proporcionado pelo hotel. Chegando à sede
da empresa de turismo, fomos introduzidos a um agradável ambiente que
reproduzia um antigo vilarejo Grego. Havia colonos em trajes de época, comidas típicas,
danças folclóricas, como a tradicional dança do quebra prato(do grego, Sirtaki)
imortalizada no excelente filme Zorba o Grego, na performance impar e magistral
de Antony Quinn no papel de Zorba.
Ato
seguinte, chegamos a Acrópole, uma colina rochosa com edificações colossais,
como o Partenon com suas majestosas colunas, apesar do tempo, nos dá uma mostra
da suntuosidade e opulência em que viviam os chamados “deuses mitológicos”
quando contemplavam a cidade inteira através do platô desta colina que se ergue
aproximadamente 150 metros acima do nível do mar.
Continua
na próxima postagem
Dados sobre o autor:
Paulo
S.Silvano Oliveira
Advogado
Extensão em
Direito marítimo (transporte marítimo, oil & gás, avarias, etc)
“Expertise”
em portos – tendo atuado por 10 anos em portos da VALE.
Empresas de
reparos navais e Agencias marítimas.
Linkedin: BR.linkedin.com/in/paulosilvano
domingo, 28 de dezembro de 2014
PETROBRAS FACING ANOTHER CLASS ACTION IN US COURTS.
(NEW YORK) December 24, 2014 — Labaton Sucharow LLP filed a class action lawsuit on December 24, 2014 in the U.S. District Court for the Southern District of New York. The lawsuit was filed on behalf of all persons or entities who, between January 22, 2010 and November 21, 2014, inclusive (the Class Period)...... Read more at
http://www.labaton.com/en/about/press/Labaton-Sucharow-LLP-Files-a-Securities-Class-Action-Lawsuit-on-Behalf-of-Petrobas-Investors.cfm
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