sábado, 5 de novembro de 2016
THE LAST VOTE
In fact this American election is already won by Hillary Clinto, for the simple reason. The american are not a feeble people, they are stronger and need a good leader to go ahead. And this leadership is not fitting for Trump. Everyone knows it.
Comments by Paulo Silvano
read more at...http://www.economist.com/blogs/buttonwood/2016/11/economics-and-democracy?cid1=cust/ddnew/n/n/n/2016114n/owned/n/n/nwl/n/n/LA/8035844/email&etear=dailydispatch
terça-feira, 25 de outubro de 2016
A RIQUEZA E OS HOMENS
A RIQUEZA E OS HOMENS
Uma das
grandes vantagens proporcionadas pela democracia é a possibilidade do homem
(ser humano) adquirir e acumular riquezas. Não obstante, esta busca incessante
pelo acúmulo de bens no intuito de
desfrutar de uma vida melhor no porvir, consome e frustra o ser humano em seus
anseios de liberdade e dignidade.
O
padrão ocidental para a sociedade civil contemporânea é a busca de
oportunidades e igualdade no acúmulo de posses e bem estar social, principalmente
nos países desenvolvidos em que a relação capital e trabalho tem sido a mola
mestra na construção de uma sociedade mais justa, todavia, extremamente materialista.
Este desejo epicurista que anseia, sobretudo,
encontrar o sossego necessário para uma vida feliz e aprazível, na qual os
temores perante o destino, os deuses ou a morte estejam definitivamente
eliminados. A Europa é um exemplo verossímil à esta comparação. Seguido de
outros continentes.
Vide
exemplo dos refugiados seja devido a guerras, perseguições étnicas e religiosas,
ou em busca de novas oportunidades. Todos estes grupos buscam a Europa como
destino principal, não somente por ser o continente mais próximo, especialmente, por oferecer melhores oportunidades para trabalho, acumulo de riquezas e
segurança.
Não fossem
as convulsões sociais e bélicas, as pessoas continuariam a desfrutar dos seus
hábitos comezinhos, prezando o conforto da “polis” local entesourando riquezas em
detrimento das futuras gerações.
Contudo,
inexoravelmente o homem é um ser migratório, tem sido assim desde o início da
criação do ser humano em Adão ( o autor propugna pela teoria criacionista). Historicamente presume-se, teve inicio no antigo
Egito e passou a ocupar todo o mundo relacionado àquela época, criando
identidades culturais diversas, não obstante terem somente um tronco comum.
As
grandes metrópoles experimentaram estas transformações, com influxo de pessoas
em busca de oportunidades e geração de riquezas. Todavia, hoje vivemos o lado oposto
destes movimentos. Com o incremento da insegurança e terrorismo, os países
passaram a adotar uma postura de rejeição a entrada de imigrantes em seus
territórios, causando com isto um sentimento de xenofobia que se espalha
horizontalmente por todos os continentes.
Malgrado
seja a situação que impelem estes
refugiados em busca de segurança e oportunidades para suas famílias, o medo, a rejeição e a concorrência, faz com que os
governos levantem muros para impedir a entrada dos desterrados. Embora se fale
deveras em inclusão social, na prática vemos o contrário. A exclusão social e
moral se perpetuam através de imensos campos de refugiados espalhados por toda
Europa, criando uma verdadeira degradação humana.
A
humanidade está falhando na construção de uma sociedade mais tolerante e
igualitária. O princípio básico que rege os povos que é a principal lei moral e
espiritual dos homens. “ O amor ao próximo” está sendo encoberto. Minando esta
base, temos uma sociedade disforme, edonista em que os discursos e a
argumentação filosófica dos lideres mundiais tornam-se uma construção dialógica
em que a verdade não está em nenhum lado do conflito, com isto, despreza-se as
causas e consequências em busca de um consenso.
Não há paz e segurança neste mundo atual, a não ser que haja uma inflexão de valores éticos e morais, como
essenciais para o melhor modo de viver ou agir em sociedade de modo
geral.
By : Zadok Zenas
Algarve
terça-feira, 11 de outubro de 2016
BRASIL, SOB NOVA DIREÇÃO
As
medidas de ajustes econômicos e fiscais,
elaborada pelo governo e sua equipe principalmente a PEC 241[1]
,aprovada em primeiro turno pelo plenário da câmara dos deputados em 10/10/2016
(necessário aprovação em dois turnos) por uma maioria esmagadora, 366 votos a
favor e 111 contra, não tem o condão de ser a panaceia para todos os males do
Brasil. Contudo, aponta uma direção que a nau verde e amarela deve e tem que seguir, ensejando
assim uma melhor percepção dos mercados internacionais no que concerne a boa
governança e comando da macro e micro economia.
Não
obstante, há vários interesses difusos, que fazem com que esta PEC
apresente ares malignos e benignos dependendo do interesse daqueles que
pretendem obter resultados positivos ou
perder interesses relativos em detrimento da aplicação das medidas.
O
sistema de pesos e contrapesos está em azáfama, com alguns órgãos do governo tendo
que realizar cortes em seus orçamentos. Desta forma, as ideologias vão se somando aos
casuísmos políticos no sentido de prejudicar ou auferir vantagem para
determinado grupo, partido e órgãos governamentais. O interesse nacional é apenas
uma questão de semântica neste momento.
Destarte
toda esta celeuma, fato é que estas medidas e outras impopulares que virão, devem
ser implementada no sentido de equilibrar as finanças públicas e o déficit da previdência, leia-se (INSS e
aposentadorias). O País está quebrado, embora detenha a máquina de impressão de
moedas, não pode ceder a tentação de imprimi-las sem lastro, que outrora era
baseado no ouro e hoje tem como padrão o dollar ou reservas/ativos cambiais.
No
governo passado, não importava se era ouro ou dollar, o mais importante era
quem detinha o domínio da máquina para emissão de moedas, expandir sempre a
base monetária era o foco principal. O Banco Central e BNDES era a cozinha da
trupe econômica do governo anterior. Pois bem, quebraram o país, só não
quebraram a máquina porque foram
impedidos a tempo, de prosseguir em seus
desvarios político populista.
Contudo,
falemos das alvíssaras; a inflação esta cedendo terreno, minimamente mas está.
A prévia de setembro foi de 0,08 segundo
dados do índice IPCA, fonte (Anbima). A indústria mostra que deseja sair da inércia, pois está adquirindo bens de
capital (maquinas e equipamentos)para modernizar o parque industrial e reduzir
os custos de produção, amparado em nova tecnologia e mão de obra mais
qualificada.
O risco
Brasil, vem perdendo intensidade e apresenta uma redução bastante significativa
com as medidas econômicas e de saneamento das contas públicas implementadas.
Atualmente encontra-se no patamar de 294.35 frente a 495,09 no governo anterior
em que o Brasil perdeu o selo de bom pagador e foi rebaixado pelas agencias de
riscos. (S&P, Moody´s, Fitch). Como
resultado desta perda de grau de investimento,
o Brasil deixa de receber o ingresso de capital estrangeiro lastreado em
fundos soberanos.
Em relação
à política, o pais respondeu bem nas urnas. O escrutínio de outubro de 2016
simplesmente excomungou os políticos aventureiros e populistas, sinônimo de
gastança desenfreada e decidiram escolher aqueles que estão comprometidos (ainda
é uma palavra muito forte) com erário público e boa gestão.
A
Petrobrás está sendo saneada, com uma gestão mais competente e profissional,
voltada para o sistema de meritocracia e fortalecimento dos programas de “compliance”.
Uma nova
política de licitação, estará sendo apresentado pela ANP (agencia nacional do
petróleo) flexibilizando as regras para participação de grandes “players”
internacionais, sem a necessidade de estar Petrobras vinculadas a todos os
leilões, até porque ela não possui capital para isto.
Resta
então a sociedade civil, mídia, partidos políticos e instituições diversas
acompanhar e cobrar resultados do governo de uma forma sensata. A simples ideia
de retorno ao passado de bolha megalomaníaca de consumismo, está totalmente
descartada, não deu certo, e o preço, toda a sociedade está pagando. Temos
muito trabalho a frente para preparar o Brasil para uma nova geração que está
entrando em cena.
Dados
sobre o autor:
Paulo S.Silvano Oliveira
Advogado
– Consultor Jurídico
Extensão
em Direito marítimo (transporte marítimo, oil & gás, avarias, etc)
“Expertise”
em portos – tendo atuado por 10 anos em portos da VALE. Empresas
De
comércio exterior, Armadores Gregos, Empresas de reparos navais, etc.
e-mail:
paulosilvano.juridico@gmail.com
Linkedin: BR.linkedin.com/in/paulosilvano
[1]
PEC - Proposta de emenda constitucional –
A PEC 241 propõe que seja fixado um teto para os gastos públicos por um período
de 20 anos.
sexta-feira, 7 de outubro de 2016
O BRASIL NO RUMO CERTO
BRASÍLIA (Reuters) - A economia brasileira está no caminho para sair de sua pior recessão apesar de uma série de dados econômicos negativos divulgados nesta semana, afirmou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, à Reuters nesta quinta-feira.
Em entrevista por telefone concedida em meio às reuniões do Fundo ...Leia mais em
A ABERTURA DO PRÉ-SAL
A aprovação do fim da obrigatoriedade da participação da Petrobrás, como sócia e operadora única, de todos os blocos de exploração do petróleo do pré-sal no regime de partilha traz racionalidade à atividade petrolífera no País...leia mais em
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
OCDE prevê recessão menor no Brasil e crescimento global mais fraco em 2016
Os dois extremos no relatório da OCDE posiciona o Brasil, que descuidou totalmente dos fundamentos macroeconomico e desceu a ladeira. No outro extremo, está a Índia, um pais emergente que vem crescendo de forma insólita (7%) dentro do cenário recessivo mundial. Os dois casos são preocupante.
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,ocde-preve-recessao-menor-no-brasil-e-crescimento-global-mais-fraco-em-2016,10000077312
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,ocde-preve-recessao-menor-no-brasil-e-crescimento-global-mais-fraco-em-2016,10000077312
sexta-feira, 20 de maio de 2016
BRAZIL / CRISIS…IT´S TIME TO EXPORT!!
CRISIS…IT´S
TIME TO EXPORT!!
The
construction industry is heating up in the United States with this is time for
Brazilian exporters turn their eyes to this important segment. Before the 2009
crisis, this market was overheated with massive exports of polished granite
plates, tables, counters and various pieces of granites worked tailored to US
importers.
The
shipment was through containers with great calling of containers ships from various lines such as
MSC, Maersk, CMA-CGM, Mitsui, Hamburg Sud, Cosco, etc. in Vitória / ES ports,
mainly in specialized container terminal TVV, current Login. For this year,
according to OCDE surveys, the US economy growth estimate should be around 2%
and global growth on average of 3%.
Therefore,
it is time for Brazilian exporters, resume their contacts abroad and take this chance,
as have experience in this segment. The exchange rate is favorable to exports
and ocean freight market is sluggish, given the excess supply of vessels for
the low volume of cargo transported(trade off). Although most sales are traded
on the "FOB terms" , however it favors the importer when negotiating
freight and exporter in the sale
contract of goods in relation to the final price.
On
the other hand, given the American market peculiarities, one of is the wood´s
certificate requirement and shoring pallets of granite plates inside the
container. Exporters must submit a certificate of Ibama (green label),
certifying that the wood was obtained legally, fumigation certificate,
confirming that the timber was fumigated, thus avoiding the existence of
insects and other harmful pests to the environment, besides the documents
already commonplace in the export process as a commercial invoice, certificate
of origin, Letter of credit, insurance and other documents dealt between
exporter and importer.
The
key to this business is that nobody knows where it is, and lies in the
so-called export credit insurance (SCE) which is linked to FGE - Guarantees
Fund of Export, linked to the Ministry of Finance (Law 9,818 / 99). Banks are
not financing exports nor BNDES. Private banks are reducing their risk margins
due to crisis and gloomy economic prospects for Brazil. BNDES that could be the
main player of this business is suppressed, due to recent investments not very
orthodox in the market, especially in companies today face serious financial
losses to be involved in corruption scandals.
Thus,
there is a gap in the market that can be filled by external funding. Majors
European banks are with full coffers, eager for large projects and external
financing depends on the guarantees to be agreed. This is variety of market
that the governments of most developed economies with countries meet through
calls ECAs - Export Credit Agencies (Credit Agencies Export).
These
agencies are organized in different ways. In common, they have funding and / or
government guarantees to support exports of goods and services long-term, but
still relying on short-term programs for micro and small businesses. On the
OECD website you can find several addresses of fomenting credit companies,
namely: http://www.oecd.org/tad/xcred/eca.htm
The
observance and respect the deadlines agreed in the contract is mandatory, under
penalty of fine, cancellation of contract disputes in courts claiming losses,
damages and lost profits. A good tip for those who are thinking of exporting is
to always be aware of the terms of the international sales contract and
maritime transport. In a sale in the form "FOB" in which the goods
have to be delivered alongside the vessel (ship) by the exporter, already
cleared by Customs and ready to be loaded.
Who
will appoint the vessel and pays the ocean freight and insurance of the goods
is the importer of the goods. The exporter has to calculate its costs of
internal land transport, stowage (place the goods inside containers), internal
transport insurance of goods, taxes (if any), expenses dispatcher and moving
containers in the port (handling) if there are physical verification of the
goods by the red channel derived from Customs assessment.
The
exporter should be exempt to book the freight, at the request of the importer
(in FOB condition – freight collect)) to avoid problems with
"demurrage" (fine for delay in delivery of containers) and subsequent
recovery of freight, if the importer does not honor the payment . There are
disputes in courts where the maritime carrier charged by the exporter to pay
the freight, insurance, and fines for the delay in delivery of containers
(demurrage) due to the importer's breach did not appear to receive the cargoes
and also did not pay the ocean freight . The maritime transport company filed a
charge of execution in detriment of the exporter, because it was exactly he who
hired the freight. We must be attentive to details.
Finally,
it is worth mentioning other important markets that are emerging, such as food
(meat and meat products) Russia, China and Eastern European countries. We can
not forget to mention Iran, which returned to the market after the sanctions
relief imposed by the European Union and the United States, becoming a great
player for imports of commodities and derivatives from Brazil. However one must
be aware of the letter of credit and check a bank first line and the guarantor
bank credit.
Last
but not least, get help on the sites of Banco do Brazil and SEBRAE always rely on the help of a good advice to
avoid unpleasant surprises.
Author details:
Paulo S.Silvano Oliveira
Lawyer – Export and import Consultant
Extension at maritime Law (maritime transport, oil & gás, damages,
etc)
“Expertise” at ports and logistic – Have been hired by 10 years at VALE. Trading companies, Greek Owners and
mangers, shipping repairs market, etc.
Linkedin: BR.linkedin.com/in/paulosilvano
WWW.abreuefranca.adv.br
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