sexta-feira, 7 de novembro de 2014

THE GOVERNMENT STATISTICS FAKE ABOUT THE FIGURES?


Paul Singer, a hedge fund billionaire, said many government statistics were fake, a report this week from Bloomberg News said. CreditBrendan McDermid/Reuters



The economic statistics are fake. There is no real economic recovery.

That refrain was heard in 2012, when Jack Welch, the former chief executive of General Electric, claimed that a reported decline in unemployment was“unbelievable.” He added, “These Chicago guys will do anything,” referring to the Obama administration....READ MORE
http://www.nytimes.com/2014/11/07/business/economy/doubting-the-economic-data-consider-the-source.html?smprod=nytcore-iphone&smid=nytcore-iphone-share&_r=0

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

JAPAN´S GOVERNMENT POUR DOLLARS TO HEAT THE DEMAND




Japan's quantitative easing

A bigger bazooka

THE riposte to doubts about Abenomics, the three-part plan of Shinzo Abe, Japan’s prime minister, to shake the country from its economic torpor, is more of the same, and a lot more. On October 31st the Bank of Japan (BoJ) stunned the financial markets ....READ MORE

domingo, 2 de novembro de 2014

The Zombie System / How Capitalism Has Gone Off the Rails

The Zombie System: How Capitalism Has Gone Off the Rails

By Michael Sauga

Photo Gallery: The Deline of Capitalism?

Politicians and business leaders everywhere are now calling for new growth initiatives, but the governments' arsenals are empty. The billions spent on economic stimulus packages following the financial crisis have created mountains of debt in most industrialized countries
read more...

http://www.spiegel.de/international/business/capitalism-in-crisis-amid-slow-growth-and-growing-inequality-a-998598.html

Brasil gastou todas as fichas do crescimento / Brazil spent all tokens of growth

A presidente reeleita Dilma Rousseff está presa em um dilema: se quiser recuperar a credibilidade de seu governo, será obrigada a um forte ajuste fiscal, com grandes chances de provocar uma recessão.
A avaliação é de José Roberto Mendonça de Barros, sócio da MB Associados, ex-secretário de política .....read more


José Roberto Mendonça de Barros, sócio da MB Associados



sexta-feira, 31 de outubro de 2014

UMA PRESIDENTA E SEUS DOIS CAMINHOS



Uma presidenta e seus dois caminhos

Com seu mandato renovado, a presidenta Dilma precisa agora definir de maneira transparente as diretrizes para a política econômica.
Embora a economia brasileira venha ... read more 

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A GLIMPSE AFTER THE BRAZIL ELECTIONS


A GLIMPSE OF BRAZIL AFTER THE ELECTIONS


Brazil is witnessing one of the most competitive and thrilling presidential elections in nearly a quarter of a century. In the last three months, polls had the three candidates alternating in the lead. Now, with the second-round runoff between President Dilma Rousseff (Workers’ Party, PT) and Senator Aécio Neves (Brazilian Social Democratic Party, PSDB) close to a toss-up..... read more

http://rotterdamweek.com/2014/10/24/a-glimpse-of-brazil-after-the-elections/

terça-feira, 21 de outubro de 2014

AS PESQUISAS E A FESTA NO CÉU / BRAZILIAN POLLS AND THE SKY PARTY




Minha avó contava uma estória engraçada que também era repetida por minha mãe, o nome da estória era a festa no céu. Vou tentar resumi-la e depois fazer um “blend” com as pesquisas de intenção de votos... read more 

AS PESQUISAS E A FESTA NO CÉU.

Minha avó contava uma estória engraçada que também era repetida por minha mãe, o nome da estória era a festa no céu. Vou tentar resumi-la e depois fazer um “blend” com as pesquisas de intenção de votos.

A estória; conta-se que houve uma festa no céu, todos os bichos foram convidados, menos o sapo que foi preterido. No auge da festa, o sapo depois de muitos esforços, não se sabe como, apareceu por lá. Tendo sido descoberto, foi colocado para fora sumariamente e entregue aos cuidados de uma águia para joga-lo onde bem entendesse. Estando o sapo nas garras da águia, durante o voo, travou-se o seguinte diálogo. Águia perguntando ao sapo, onde queria que fosse lançado, na lagoa ou no rochedo? O sapo, ardiloso e conhecedor dos desígnios daquela ave (sem adentrar na classe taxonômica ave /animal) optou por ser lançado sobre o rochedo, alegando que já não suportava mais a lagoa com aquele cheiro asqueroso e água lamacenta e preferia  o rochedo, mesmo correndo o risco de morte.

Ato contínuo, a águia o lançou na lagoa, ao que o sapo imediatamente agradeceu dizendo: era isto que eu queria. Sim... Mas o que isto tem a ver com as pesquisas? Vamos tentar explicar.

Os institutos de pesquisas já mostraram que podem falhar nos índices relativos a cada candidato, no caso de Aécio, no primeiro turno indicava vantagem expressiva de Dilma e Marina, ficando Aécio em terceiro. O resultado das urnas foi totalmente diferente, com Dilma e Aécio indo para o segundo turno.

O que se vê agora com as pesquisas não é muito diferente, não se questiona aqui a metodologia ou qualidade das pesquisas e das empresas que as realizam, mas sim algo subjacente, que está oculto a todos aqueles que se debruçam sobre as eleições tentando prever os resultados, as grandes consultorias com suas planilhas , índices e estatísticas, como se estivesse buscando o “santo graal” ou uma “panaceia” diante de toda esta balbúrdia para poder revelar o que está escondido. O dia 26 de outubro parece estar a ano luz de todos.

E a estória, articulista?? Calma... vamos a ela, o sapo, grande protagonista da narrativa é uma analogia a multidão, aquela mesma que saiu as ruas em junho de 2013 enviaram um recado aos políticos e governantes em geral, mensagem esta, ainda não discernida totalmente. O sapo quando arguido pela águia entre uma opção e outra, usou de subterfúgio, dando a entender que queria uma coisa, mas a real intenção era outra. No direito, chama-se isto de instituto da reserva mental, ou considerado por alguns doutrinadores como simulação unilateral.

No caso das pesquisas, quando perguntado em quem vai votar, o eleitor responde uma coisa, pensando em outra. Todavia, quando confrontado com a urna eletrônica, aparece a real intenção de voto, em vez do rochedo a lagoa. Ao que tudo indica o Aécio está mais para a lagoa. Seria esta a mensagem apocalíptica da multidão nas ruas em 2013 em avisos imperceptíveis aos mercados e instituições?
O final feliz seria o sapo na lagoa? Bem, esta já seria outra História, por enquanto, teremos que aguardar os próximos capítulos para ver o final.


Dados sobre o autor:
Paulo S.Silvano Oliveira
Advogado
Extensão em Direito marítimo e Portuário
Áreas de atuação, navegação (onshore, offshore e longo-curso) Portos
“Expertise” em portos – tendo atuado por 10 anos em portos da VALE.