Minha avó contava uma estória engraçada que também era
repetida por minha mãe, o nome da estória era a festa no céu. Vou tentar
resumi-la e depois fazer um “blend” com as pesquisas de intenção de votos... read more
AS PESQUISAS E A FESTA NO CÉU.
Minha avó contava uma estória engraçada que também era
repetida por minha mãe, o nome da estória era a festa no céu. Vou tentar
resumi-la e depois fazer um “blend” com as pesquisas de intenção de votos.
A estória; conta-se que houve uma festa no céu, todos os
bichos foram convidados, menos o sapo que foi preterido. No auge da festa, o
sapo depois de muitos esforços, não se sabe como, apareceu por lá. Tendo sido
descoberto, foi colocado para fora sumariamente e entregue aos cuidados de uma
águia para joga-lo onde bem entendesse. Estando o sapo nas garras da águia,
durante o voo, travou-se o seguinte diálogo. Águia perguntando ao sapo, onde
queria que fosse lançado, na lagoa ou no rochedo? O sapo, ardiloso e conhecedor
dos desígnios daquela ave (sem adentrar na classe taxonômica ave /animal) optou
por ser lançado sobre o rochedo, alegando que já não suportava mais a lagoa com
aquele cheiro asqueroso e água lamacenta e preferia o rochedo, mesmo correndo o risco de morte.
Ato contínuo, a águia o lançou na lagoa, ao que o sapo
imediatamente agradeceu dizendo: era isto que eu queria. Sim... Mas o que isto
tem a ver com as pesquisas? Vamos tentar explicar.
Os institutos de pesquisas já mostraram que podem falhar nos
índices relativos a cada candidato, no caso de Aécio, no primeiro turno
indicava vantagem expressiva de Dilma e Marina, ficando Aécio em terceiro. O
resultado das urnas foi totalmente diferente, com Dilma e Aécio indo para o
segundo turno.
O que se vê agora com as pesquisas não é muito diferente,
não se questiona aqui a metodologia ou qualidade das pesquisas e das empresas que
as realizam, mas sim algo subjacente, que está oculto a todos aqueles que se
debruçam sobre as eleições tentando prever os resultados, as grandes
consultorias com suas planilhas , índices e estatísticas, como se estivesse buscando
o “santo graal” ou uma “panaceia” diante de toda esta balbúrdia para poder
revelar o que está escondido. O dia 26 de outubro parece estar a ano luz de
todos.
E a estória, articulista?? Calma... vamos a ela, o sapo,
grande protagonista da narrativa é uma analogia a multidão, aquela mesma que saiu
as ruas em junho de 2013 enviaram um recado aos políticos e governantes em
geral, mensagem esta, ainda não discernida totalmente. O sapo quando arguido
pela águia entre uma opção e outra, usou de subterfúgio, dando a entender que queria
uma coisa, mas a real intenção era outra. No direito, chama-se isto de
instituto da reserva mental, ou considerado por alguns doutrinadores como
simulação unilateral.
No caso das pesquisas, quando perguntado em quem vai votar,
o eleitor responde uma coisa, pensando em outra. Todavia, quando confrontado
com a urna eletrônica, aparece a real intenção de voto, em vez do rochedo a
lagoa. Ao que tudo indica o Aécio está mais para a lagoa. Seria esta a mensagem
apocalíptica da multidão nas ruas em 2013 em avisos imperceptíveis aos mercados
e instituições?
O final feliz seria o sapo na lagoa? Bem, esta já seria
outra História, por enquanto, teremos que aguardar os próximos capítulos
para ver o final.
Dados sobre o autor:
Paulo S.Silvano
Oliveira
Advogado
Extensão em Direito
marítimo e Portuário
Áreas de atuação,
navegação (onshore, offshore e longo-curso) Portos
“Expertise” em
portos – tendo atuado por 10 anos em portos da VALE.
e-mail: paulosilvano.juridico@gmail.com
Linkedin: BR.linkedin.com/in/paulosilvano