quinta-feira, 25 de setembro de 2014

CONTAINERS MARKET STILL VERY HOT

The containers market is still very hot with newbuilding orders for ULCV( ships with 14,501 and higher TEU´s capacity). read more herein...





http://www.maritime-executive.com/article/Highest-Valued-ULCV-Fleets-2014-09-24

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

MUSIC TIP: O MIO BABBINO CARO / PUCCINI

Music tip today is for the awesome performance of a dutch little girl, only nine years old. But have an splendid talent to sing. The song is : O MIO BABBINO CARO de PUCCINI. Please enjoy it

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

World Maritime News - Slower Industrial Activity in China Bad News for Shipping

World Maritime News - Slower Industrial Activity in China Bad News for Shipping

Slower Industrial Activity in China Bad News for Shipping

THE WORLD OF RICH AND BILLIONARIES

The world is not so bad as most of common people think. there is great opportunities still.
















Number of Billionaires Hits Record High in 2014, Thanks to U.S.

The world economy is going through a rough patch, yet the world's billionaire population is at an all-time high. A new survey shows that 155 billionaires were minted this year, pushing the total population to a record 2,325 – a 7 percent increase from 2013. Credit goes to the United States – home to the most ... read more below

THE WORLD OF RICH

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

MUSIC TIP - CLUBE DA ESQUINA 2 - LÔ BORGES E MILTON NASCIMENTO

A dica de música desta semana vai para um dos compositores mais versateis e visionario que
surgiu nas Minas Gerais, Lô Borges, principal protagonista de um importante movimento musical
conhecido como CLUBE DA ESQUINA, na década de 60, juntamente com outro ícone, chamado Milton Nascimento dentre outros.

Enjoy the real music of Minas Gerais with the great performance of Lô Borges and band.




quarta-feira, 10 de setembro de 2014

EXPORT FLOWCHART / FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO DE MERCADORIAS












Dear readers and colleagues,

Have been worked a long time in shipping business, mainly in the areas such: Trading companies, Maritime Agencies, Ship´s Owners and chartering offices, Maritime repairs, Port and containers terminals and Maritime law firm. I feel comfortable to discuss some shipping business issues. Actually, know enough to communicate, the more we know, more we need to  learning all the time. 

For the learning purpose of export and import, I have set up some steps(consolidated in a export flowchart) which I consider essential procedures to the main export business. These steps are carried out in the main Brazilian ports and perhaps in the worldwide ports, of course with some changes related to the rules of each country.

Hope and be sure this flowchart may be usefull to all parties involved in the seaborne goods transport. Should you decide to receive the material please send e-mail with request to paulosilvano.juridico@gmail.com




I´ll be pleased to sending you the PDF file by return.

Kind regards,
Paulo Silvano
paulosilvano.juridico@gmail.com




terça-feira, 2 de setembro de 2014

BRASIL- ELEIÇÕES - UMA MOEDA PARA O BARQUEIRO - 2 / A COIN FOR THE BOATMAN - 2

                                courtesy Wikipedia, picture by Alexander Litovchenko

UMA MOEDA PARA O BARQUEIRO - 2


autor: Paulo Silvano


Segundo a mitologia Grega, Caronte era o barqueiro responsável pela travessia das almas que deixavam este mundo e faziam a passagem ao além, pagando uma moeda (óbolo ou danake) pela travessia. Aqueles que não tinham condições de pagar a quantia vagavam pelo hades por cerca de cem anos. Ainda segundo a lenda, somente os heróis: Héracles, Orfeu, Psiquê dentre outros, conseguiram viajar até o mundo interior e retornar ao mundo dos vivos, trazidos pela barca de Caronte.

Aqui no mundo dos vivos, terra “Brasilis” estamos tentando fazer uma travessia do mundo real para o mundo ideal. Em artigo anterior , mencionei as obras de ampliação do canal do Panamá, prevista para termino em 2015, abrindo novas perspectivas e oportunidades para transito de navios de grande porte para cruzar este canal que liga o oceano atlântico ao pacífico.

O porto de Miami, antecipando os prognósticos, já começou a se preparar, viabilizando recursos para realização de obras de infraestrutura, construindo um túnel para o trafego de carretas ligando diretamente ao porto sem interrupção ou paradas, alem de projetos para construção de pontes e viadutos. Somado a isto, há também recursos para interligação de uma linha férrea entre o porto, costa leste e oeste e demais estados  através da ferrovia Florida East Cost Railway(FEC).

Agora temos que atravessar outro canal e este está sendo construído no Brasil, trata-se da escolha de novo governante (a) que vai conduzir o país para mundo de prosperidade e equilíbrio entre os principais atores globais. Dentre os heróis ou presidenciáveis  mais destacados nas pesquisas estão duas Senhoras e um Senhor que se dizem prontos a descer ao mundo interior – pois o próximo ciclo governamental não será fácil para qualquer um(a) que vença as eleições -  E voltar triunfante ao mundo dos vivos.

No mundo interior, não encontrarão vida fácil, seres estranhos permeiam o caminho  daqueles que ousam penetrar àquele lugar insólito. Inflação alta, baixo crescimento do PIB, desindustrialização, classe empresária desconfiada, déficits comerciais na balança, custo de produção elevado e mão de obra desqualificada, ajustes fiscais e por vai o séquito a ser derrotado  pelas mãos do vencedor do sufrágio.

A moeda, os milhões de votos depositados nas urnas os quais habilitará o herói ou heroína a este périplo pelo mundo subterrâneo, e que mundo hostil! Não obstante,  não garante o sucesso, pois é o preço a ser pago somente para fazer a passagem. Lembrando que o barqueiro de posse do valor, apenas realiza a travessia, não se envolve na luta a ser travada. Haverá momentos em que o viajante se sentirá só e terá que fazer alianças com seres estranhos, com interesses difusos, outras vezes terá que tomar decisões difíceis e eliminar oponentes sem piedade. Toda esta jornada será o batismo de nosso herói/heroína a retornar ao mundo dos vivos, isto é o mundo real triunfante e ser aclamado pelo público ou viver para sempre no limbo.

A sociedade e as instituições, tal qual Penélope, esposa de Ulisses no poema Grego de Homero “Odisseia” terá que resistir firmemente aos apelos de políticos interesseiros e pretendentes aos mais diversos cargos, se auto proclamando salvadores da pátria(Mnesteres??) tentado assumir o controle, enquanto nosso herói/heroína está lutando no mundo invisível para transformar o mundo ideal em real.

 Por sorte, temos uma sólida democracia e instituições bem arraigadas, uma classe empresarial aguerrida e  disposta a trabalhar e investir, precisamos assegurar todas as condições, segurança jurídica, reformas fiscais e outros mecanismos para atrair mais investimentos estrangeiros e criar uma sinergia entre Governo, empresários e trabalhadores de forma que as transformações ocorram melhorando a distribuição de riquezas e facilitando esta passagem para o mundo ideal . O mundo real, nós já conhecemos e sabemos que necessita de transformação.

Agora é a hora de transformação e mudanças, com planejamentos e metas bem definidas. Não podemos perder a barca para um mundo novo de prosperidade e eficiência. Caso contrário, estaremos vagando e teremos que esperar pelos heróis mitológicos nos ajudarem. O perigo é que; até eles podem entrar em “default” ou ter interesses próprios mais urgentes.


Dados sobre o autor:
Paulo S.Silvano Oliveira
Advogado
Extensão em Direito marítimo
“Expertise” em portos – tendo atuado por 10 anos em portos da VALE.

Linkedin: BR.linkedin.com/in/paulosilvano